Mapa Astral

Astrologia e suas aplicações
A Astrologia é, antes de qualquer coisa, uma excelente ferramenta para o auto conhecimento do homem, durante a sua trajetória no tempo e espaço de sua vida. A milhares de anos o homem vem observando o brilho das estrelas, e o movimento dos astros, buscando dessa forma a compreensão simbólica de sua vida e dos eventos à sua volta.
A Astrologia não determina aquilo que irá acontecer, essa linguagem simbólica oferece uma visão das possibilidades, tendências de comportamentos prováveis.
Existe uma antiga frase em latim que define muito bem a astrologia:
“Astra inclinant, sed non cogunt” (Os astros inclinam, mas não determinam).
                                                                                    Uma das aplicações mais usuais da astrologia é o mapa astral.


O que é o mapa astral?
Em primeiro lugar, para obtermos um mapa astral, precisamos saber a data (dia, mês, ano) assim como a hora e também o local (latitude, longitude), com base nesses dados podemos confeccionar um mapa que representa o céu com suas posições planetárias e estelares no momento de um nascimento. Esse mapa indica as características pessoais de um indivíduo, assim como as potencialidades e desafios a serem trabalhados e desenvolvidos.
A análise detalhada do mapa, pode propiciar um referencial muito útil para o entendimento e compreensão que um indivíduo possa ter a respeito de si mesmo. Assim como pode ser de grande auxilio o estudo das tendências nas escolhas da vida prática, quer seja no plano afetivo, profissional, social, etc...

Astrologia Eletiva
Quando, em qual hora, em que momento?
A Astrologia eletiva pode ser considerada como uma técnica para selecionar, ou eleger um momento que seja mais propício para iniciar uma determinada ação em particular. Essa ferramenta específica pode ser bastante benéfica para com o sucesso da empreitada. Embora tudo num primeiro momento possa parecer casual, em verdade não é. E isso nos remete a uma pergunta, porque algumas iniciativas são bem sucedidas, enquanto outras terminam em fracasso?
Em verdade se todos exercitassem o hábito de ouvir a sua intuição, as chances de sucesso seriam ampliadas, pois quanto mais ouvirmos o nosso coração, mais acertos seriam acumulados ao longo de nossa caminhada, entretanto, não é isso que tem revelado o cotidiano da humanidade.  Cabe também salientar que a astrologia eletiva pode escolher um momento mais auspicioso, mas não poderá interferir no livre arbítrio e no que está potencialmente escrito em nossa carta natal. Entretanto, por meio deste ramo da astrologia é possível, através da analise de diversos parâmetros, escolher mesmo para uma pessoa que possui uma carta natal que sempre revelou desafios em uma determinada área a escolha de um momento mais adequado para sua iniciativa.
Para a melhor analise a ser realizada por um astrólogo são necessários que os objetivos sejam bastante claros, exemplo:  estou pensando em abrir uma empresa, está certo de que área? O que ela fará?
Um dos aspectos muito utilizados  na escolha do melhor momento é sem sombra de dúvidas a posição da Lua no Céu. Exemplo: se estivesse planejando um trabalho de investigação escolheria uma Lua transitando no signo de escorpião ou virgem, pois faz parte da natureza de escorpião o desconfiar, o querer ver o que está oculto, e no caso de virgem esse revela uma natureza de minúcias e no detalhar as coisas.
Assim como nas cirurgias, a Lua jamais deva estar no signo que rege a parte do corpo que sofrerá a intervenção. Exemplo se vai fazer uma cirurgia na garganta, nesse caso a Lua não deve estar no signo de Touro, pois esse rege a garganta. Para cirurgias também deveríamos evitar os dias no mês em que a Lua esta cheia, pois pode haver inchaços e hemorragias. Existem muitos outros aspectos que devem ser analisados caso a caso e que são de grande importância, onde resumidamente poderíamos dizer que aspectos desafiadores do planeta Netuno podem trazer confusões, erros em especial com as anestesias, já no caso dos desafios envolvendo Marte ou Sol pode representar falta de vitalidade, ou corte impreciso, com Vênus no que se refere ao resultado da estética, quanto a Mercúrio os aspectos desafiadores no céu poderiam propiciar confusões, mau entendidos, problemas de contratos, etc..
O astrólogo Howard Sasportas, falecido em 1992, relata em seu livro 'Os Planetas Interiores' um interessante episódio envolvendo uma data para uma operação. A data escolhida para ele era péssima. Sasportas tinha a nítida impressão de que o médico iria remover algo errado, escorregar a mão ou que aconteceria algo terrivelmente imprevisto. Ainda assim, ele teve a coragem de persistir porque sua operação seria feita em um hospital público, e se ele não fosse, só conseguiria marcar sua operação para meses depois. No dia marcado, muitos atrasos e confusões aconteceram, conforme era previsto. Mas o principal é que o médico que ia operar não pôde ir. Com isso, sua operação foi desmarcada e remarcada para um dia próximo, bem mais favorável. Seu alívio foi imediato porque ele conhecia a qualidade do tempo, e os riscos que corria.
Para concluir cabe ainda salientar que o estudo prévio do mapa natal, quanto aos seus aspectos harmônicos e desafiadores, é de vital importância para o sucesso da empreitada. Não é possível evitar um aspecto desafiador que faz parte da carta natal de um individuo mas é possível escolher o melhor momento para enfrentá-lo. 

Sinastria – Estudo dos relacionamentos
Pode ser descrita como uma prática comparativa de cartas natais e a análise de suas interações. Essa técnica se baseia tradicionalmente na soma dos elementos e nos aspectos entre os planetas das cartas em comparação. Exemplo: Universalmente o planeta Mercúrio esta associado à comunicação dessa forma se esses astros estão em conjunção (aspecto harmônico) o relacionamento será caracterizado pela facilidade da comunicação.
É uma ferramenta muito valiosa na identificação dos pontos harmônicos e desarmônicos em uma relação, identificando dessa forma onde e como essa associação se fortalece assim como quais e onde estão seus desafios.
Quais são suas aplicações?
Essa técnica permite avaliar os relacionamentos quer sejam amorosos, familiares, de amizade, no campo profissional e nas sociedades, etc.. Contribuindo dessa forma para que as pessoas obtenham melhor resultados em suas relações. 

Astrólogo Luiz Fernando Braga, 54 anos, natural de Esteio, formado em astrologia pela Universidade Internacional da Paz - UNIPAZ-SUL. Filiado a Central Nacional de Astrologia – CNA. Estuda astrologia a doze anos, onde durante esse período vem participando das jornadas gaúcha de astrologia promovidas pela UNIPAZ-SUL.