Integração Estrutural - Rolfing®



O nosso corpo
Você pode não perceber, mas frequentemente expõe seu corpo a situações inadequadas. Quando mantemos uma má postura, contribuímos para o desalinhamento do corpo em relação à gravidade. Ela é uma das forças mais poderosas que atuam ininterruptamente sobre o corpo humano e esse desalinhamento é responsável por tensões crônicas, mau funcionamento, desconforto físico e até emocional.
Muitas vezes nos damos conta desse desequilíbrio e tentamos endireitar o corpo, experimentando novas posturas que acabamos não conseguindo manter. É nesse momento que o Rolfing® pode ajudar.
       
“Na série básica de Rolfing® todas as partes do corpo são trabalhadas”

Em busca da harmonia corporal
O Rolfing® é um processo de educação no qual o cliente aprende a descobrir modos mais eficientes de usar seu corpo. Para realinha-lo, o tecido conjuntivo é o foco de atenção do profissional. Através de um toque específico, ele trabalha a fáscia, alongando-a, o que permite ao corpo liberta-se de padrões habituais de tensão. Observando o cliente, o profissional identifica seus padrões de movimento e respiração e indica caminhos para o usufruto integral da liberdade de movimentos e de leveza recém adquiridos.

Para quem o Rolfing® é indicado?

·  Para aqueles que sofrem de males causados por má postura, como dores musculares;
·        Para os que apresentam dificuldade de movimento e traumas físicos;
·        Para os que se submetem a estados de tensão e estresse no dia-a-dia;
·        Para os que desejam melhorar seu desempenho esportivo;
·        Para os que procuram evolução e autoconhecimento.

“O trabalho inicia-se com uma série básica de 10 a 15 sessões”

Associações
O Rolf Institute foi fundado em 1971, tem sede em Boulder, Colorado (EUA), e é responsável pela formação de profissionais do mundo todo. Atualmente eles estão presentes em 31 países, congregados em associações que representam o Rolf Institute na Europa, Austrália e América do Sul. Em São Paulo, a Associação Brasileira de Rolfing® (ABR) foi fundada em 1988 com as funções de divulgar o Rolfing®, congregar, formar e dar suporte aos profissionais brasileiros e orientar os interessados nesse método.

Ida Rolf

O Rolfing® foi criado pela cientista norte-americana Ida P. Rolf (1866-1979), PhD em Bioquímica pela Universidade de Columbia.
Em 50 anos de estudos e prática, ela descobriu que o tecido conjuntivo, que envolve e conecta os músculos, tem uma plasticidade que possibilita alterar as relações entre os diferentes segmentos corporais em qualquer época da vida. Atualmente, tem sido cada vez mais reconhecida a importância do tecido conjuntivo na manutenção da estrutura corporal.

Prof. Carlos Eduardo Riese

Formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2010, vem, desde 2007, especializando-se na área de saúde e bem-estar, ano em que iniciou sua caminhada no Rolfing® com a formação em Liberação Miofascial.